top of page
Search

Ater Pública pode reduzir o desperdício de alimentos no Brasil

Segundo a FAO, a America Latina e o Caribe são responsáveis pelo maior desperdício de alimentos. Para o Brasil, a assistência técnica e extensão rural pode ser a solução contra o desperdício


O relatório de 2019 da FAO, O Estado Mundial da Alimentação e da Agricultura (SOFA, sigla em inglês), concluiu que a América Latina e o Caribe são responsáveis por 20% da quantidade total de alimentos perdidos desde a pós-colheita até o varejo.

O motivo? Segundo o relatório da FAO, as principais causas de perdas nas propriedades rurais incluem a colheita no momento errado, as más condições climáticas, as práticas incorretas de colheita e de manejo e os desafios na comercialização de produtos.

Isso se confirma quando conversamos com os produtores rurais, que afirmam constatar que, muitas vezes, cometem erros na produção antes de receberem assistência técnica das Emateres. É o que diz o casal Elisabeth de Souza Araújo, 61 anos, e Francisco Alves de Araújo, 65 anos. Eles possuem uma propriedade de quatro hectares localizada no assentamento Vale do Lírio, município de São José de Mipibu (RN). Segundo o casal, antes de receberem assistência técnica continuamente da Emater/RN, eles empregavam conhecimentos de maneira informal e usavam agrotóxicos, pois não conheciam outra forma de combater as pragas. “Sem assistência técnica, também não teríamos conseguido produzir tanto. Conseguimos aumentar nossa renda”, comentou Francisco.

0 views0 comments
bottom of page