top of page
Search

Projetos ambientais contribuem para aproximar o público das áreas protegidas

Apoiadas por edital, organizações fortalecem a visitação em Unidades de Conservação (UCs)

Crédito: Fundação SOS Mata Atlântica


Em 2019, projetos apoiados por edital da Fundação SOS Mata Atlântica e Repsol Sinopec Brasil foram executados para colaborar com o aumento do engajamento e presença da sociedade em Unidades de Conservação (UCs) públicas e privadas da Mata Atlântica e seus ambientes marinhos. As iniciativas selecionadas receberam, ao todo, R$ 300 mil, e realizaram atividades de pesquisa, voluntariado, qualificação de jovens, protagonismo feminino, observação de aves, ciência cidadã, entre outras. 10 iniciativas foram apoiadas, duas delas ainda estão em andamento.

Entre as áreas protegidas que receberam projetos com foco no uso público em 2019 estão áreas mais famosas, como o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes (SP) e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE). Também áreas menos conhecidas, como o Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), as Florestas Nacionais (FLONA) de Ipanema (SP) e Assungui (PR), a Área de Proteção Ambiental (APA) Federal do Delta do Parnaíba (PI) e a Estadual Bonfim-Guaraíra (RN), o Parque Estadual de Itapeva (RS), as Unidades de Conservação municipais de Araranguá (SC) e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Pedra D’Anta (PE).

Entre as ações de destaque está o uso da observação de aves nos projetos pernambucanos para sensibilização na RPPN Pedra D’Anta e no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Pensando no público jovem, os projetos da região sul, na FLONA Assungui e no Parque Estadual Itapeva, desenvolveram ações para envolvê-los no turismo de base comunitária.

Já em Ilha Grande (PI), na APA Delta do Parnaíba, foi feita uma articulação das mulheres marsiqueiras para iniciar o monitoramento participativo da coleta do marisco, a fim de obter dados sobre o preço de venda, quantidades coletadas e várias informações sobre o perfil das marisqueiras, evidenciando a necessidade de melhor organização da cadeia para aumentar os rendimentos.

0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page